Nitvista
Bate-papo
Fotos da Cidade
Fortes
MAC
Nictheroy
Aéreas
Praias
Outras Fotos
Noitada|Agito cultural
Cinemas
Shows, Festas e Boates
Bares
Restaurantes
Exposições
Peças
Cursos e Palestras
Outros Eventos
Nikitinautas
Cadastro
Login
Informações Gerais
Censo 2000
Das Regiões
Dos Bairros
História
Outras Informações
Artista do Mês
Postal Nitvista
Turismo
Pontos Turísticos
Hotéis e Campings
Outros
Preserve Itacoatiara
Condições do Mar
News
Galera da Praia
Ecologismo
Previsão do Tempo
Enquetes
Trânsito online
Câmeras na cidade
Câmeras - Ponte Rio - Niterói
Religião
Telefones úteis
Anuncie no Nitvista
Equipe Internit
Fale Conosco

Postal Nitvista Nikitinautas Noitada e Agito Cultural Bate-papo

Ecoando - Ecologia e Caminhadas

Home O Ecoando Atividades Programação Participe Ecodicas Notícias Coordenação
  Ecopoesia Depoimentos Galeria de Fotos Contato Destaques Artigos Diário de Trilha Associe-se  
 
  Atividades Caminhadas Ecológicas - Trabalho Voluntário - Outras Atividades
 

• Caminhadas Ecológicas

As caminhadas ecológicas promovidas pelo Ecoando acontecem quase sempre em finais de semana e feriados, com duração e níveis de dificuldade bastante diversos.

Nestas atividades, os grupos não ultrapassam quinze participantes, em média, com o intuito de atenuar impactos aos ecossistemas visitados. Antes de iniciar a marcha, a pedido do guia, o grupo se coloca em círculo e realiza-se uma breve apresentação de todos. A seguir é feito um pequeno aquecimento muscular complementado com alongamento. Na seqüência, o guia faz uma preleção sobre cuidados e critérios de atenuação de impacto ambiental, como recomendações para que os
participantes tragam de volta todo o lixo produzido e não façam coletas de componentes minerais, vegetais, animais ou históricos/arqueológicos do local, além de outros cuidados.

Iniciada a caminhada, o guia imprime uma velocidade de passada suficientemente confortável para permitir a adaptação do participante ao esforço e às condições do local. Entretanto, o ritmo no Ecoando é preferencialmente pausado, mesmo após o período inicial de marcha (a não ser quando a atividade exige maior fluidez, por conta de percursos mais exigentes e longos), com o objetivo de priorizar seu caráter contemplativo e permitir uma melhor apreciação dos atrativos.

Em pontos de descanso ou sítios que apresentem temas ou objetos interessantes para estudo, são passadas informações interdisciplinares – preferencialmente – ou multidisciplinares (quando o guia não se considera apto àquele tipo de abordagem), enfocando aspectos ecológicos, históricos, culturais, sociais e outros, além do conhecimento a respeito de impactos ambientais, na medida da oferta de temas e da receptividade dos grupos. Também são trabalhados conteúdos de Educação Ambiental e desenvolvidas dinâmicas de sensibilização ambiental. Estas, realizadas apenas em atividades específicas – como no caso da Caminhada Antiestresse – ou quando o grupo se mostra receptivo, consistem em atitudes e ações que podem incrementar os sentidos e a atenção dos participantes para a realidade circundante, como ficar em silêncio por alguns minutos na mata ou fazer um relaxamento recostado a uma árvore. Tais informações e dinâmicas são oferecidas de forma dosada e adaptada a cada grupo, procurando assim não tornar maçante uma atividade que tem como princípio básico a dimensão lúdica (recreação).

Através da pesquisa de mestrado do coordenador do Ecoando (disponível em: http://diariodoprofessor.com/wp-content/uploads/2007/11/dissertacao-de-mestrado-cassio-garcez.pdf), ficou comprovado que quanto maior for o número de caminhadas ecológicas freqüentadas e quanto mais engajado for o caminhante ao grupo, maiores serão suas mudanças de percepção/atitude. Isso se deve ao fato, segundo o trabalho, de que as caminhadas ecológicas do Ecoando, ao se utilizarem tanto do embasamento teórico do ecologismo, quanto da educação crítica de Paulo Freire e da Educação Ambiental de vertente emancipatória, atingem de forma consistente uma amostra significativa de seus adeptos, contribuindo para gerar, transformar ou incrementar percepções, comportamentos e atitudes nestes. Com base na pesquisa, foi possível também sistematizar uma pedagogia própria da instituição.

 
Ecoando - Ecologia & Caminhadas - Rua dos Jacarandás, 1024, Engenho do Mato - Niterói - RJ.
CEP: 24.344-565 Tel: (21) 2709-5435 / 99155-8777
 
Copyright Internit Ltda 1996-2001